Desporto Ralis

Excelente estreia de Edgar Florindo em Espanha

A estreia de Edgar Florindo no CER foi a todos os níveis muito positiva. O piloto de Vila Real esteve presente na primeira ronda do campeonato espanhol de resistência, com o objectivo de se divertir e aprender o máximo, mas acabou por ser um dos pilotos em destaque no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.

A primeira sessão de treinos foi de ambientação ao traçado valenciano. O objectivo para esta sessão foi aprender a pista, sem olhar a tempos por volta, numa abordagem faseada que ainda assim deu o 11º tempo à geral, mesmo no meio do pelotão dos TCR. No segundo treino livre Edgar Florindo deu por terminada a sua aprendizagem e começou a olhar para o cronómetro de forma mais séria, fazendo o segundo melhor tempo, a 2 milésimas do primeiro classificado. O carro estava bem, o piloto mostrava-se cada vez mais ambientado e a ambição era cada vez maior. A pole passou a ser um objectivo, que Florindo sabia que podia atingir.

Na qualificação, o piloto de Vila Real confirmou as excelentes indicações que deu no TL2 e foi um dos mais rápidos em pista. Infelizmente, o seu melhor tempo foi retirado por uma passagem em bandeira amarela. Florindo ficou com o nono tempo, mas muito optimista para a corrida:
“Apesar do resultado não estou nada desmotivado. Pelo contrário, só posso estar contente com o que fizemos até agora. Fomos claramente dos mais rápidos em pista e o meu melhor tempo dava perfeitamente para estar no topo da tabela. Infelizmente, o tempo foi retirado mas ainda assim creio que temos todas as condições para amanhã fazer um bom resultado.”

O domingo chegou e o Circuito encheu-se de fãs que acorreram em massa ao traçado espanhol para ver as provas do dia, criando um ambiente fantástico. Na largada, Edgar Florindo mostrou uma das armas mais fortes do seu arsenal… o arranque. O Cupra #13 subiu da nona posição para o primeiro lugar nos primeiros metros da prova. Os adversários atacaram forte, mas Florindo perdeu apenas uma posição e mantinha-se na luta pelo topo da tabela. No entanto, na paragem para reabastecimento e troca de pneus, a equipa demorou muito tempo, pois o Cupra TCR não estava equipado com o kit de enchimento rápido, o que obrigou a uma perda de tempo demasiado grande. Florindo saiu para a pista em nono, já a mais de 50 segundos da liderança, mas continuou a fazer as melhores voltas da prova. Terminou em sexto, com a melhor volta da corrida. No final da prova o piloto estava muito satisfeito:

“Foi um fim de semana em grande. Embora os resultados não o comprovem, estivemos muito competitivos e fomos sempre os mais rápidos em pista e basta ver que fiz o melhor tempo da corrida. A paragem nas boxes roubou-nos muito tempo, mas era um cenário que já antecipávamos. O meu Cupra TCR não está adaptado para corrida de resistência e apenas esse pormenor nos tirou do pódio. Ainda assim, estou super satisfeito com o andamento demonstrado. Nunca tinha feito uma prova tão longa mas não geri o andamento nem por um segundo. Foi uma prova sprint de duas horas em que andamos sempre muito forte. Fisicamente foi uma prova muito exigente, mas consegui manter-me sempre muito concentrado e regular. Adorei o feeling do carro e a Veloso Motorsport fez um trabalho excelente ao nível da afinação. O sexto lugar sabe a pouco, tendo em conta o potencial que mostramos e o pódio estava claramente ao nosso alcance, mas sabemos agora que podemos ser competitivos neste campeonato. Gostei muito do ambiente que se vive aqui, com muita gente nas bancadas e muita festa. Assim vale a pena fazer corridas!”

Mais um desafio superado para Edgar Florindo, que depois de medir forças com os melhores a nível nacional, foi a Espanha experimentar a competição e veio com a convicção que pode rodar ao nível dos melhores. O piloto vai agora esperar pelos desenvolvimentos do CPVT, esperando que possam ser reunidas as condições para ter uma boa grelha. 2018 começa da melhor forma e Florindo tem ambição de fazer ainda melhor.

Follow Me:

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.